Os bororos orientais. Orarimogodogue do Planalto Central de Mato Grosso.

que eles não consideram o totem-animal de que dizem ter tido origem - como tronco de uma descendência genealógica: relaciona-se com eles como a semente com a planta. Tal foi a comparação que várias vezes nos fizeram quando indagados sobre a ideia que faziam do totem. Não deixa, todavia, de ser imprecisa e obscura.

Cada clã ou estirpe tem sua cabana, cuja localização depende de leis, que vigoram entre eles.

Os quatro clãs dos exerae são:

1.°) Baaddagebague xobuguiugue; chama-se também Akario bokodori, que é apelido do primeiro chefe deste wobe. Baaddageba quer dizer chefe de aldeia. Baaddagebague são as famílias do chefe.

Distinguem-se em xobuguiugue "superiores", porque habitam a parte mais alta do acampamento e olham para o levante, e cebeguiugue, "inferiores", que ocupam o terreno mais baixo.

2.°) Baaddagebague xebeguiugue; este segundo clã chama-se também bakorokudo, nome do primeiro baaddageba, "chefe" da dinastia. Os primogênitos destes dois clãs - baaddagebague xobuguiugue e cebeguiugue, são os chefes do povoado. O antepassado mais remoto destas duas subdivisões é o adugo, "jaguar".

3.°) Chama-se kie o terceiro grupo; é derivado este nome de ki, "anta", pois são as antas o totem deste clã.

4.°) Bokodori exerae. Este clã tem por totem o bokodori, tatu canastra.

Os quatro clãs dos tugaregue são:

1.°) Paiwoe; estípite deste clã é a tartaruga.

2.°) Aróroe; o totem deste clã é o aroro, i. é, a larva de uma borboleta, pintada de vermelho, preto e amarelo, o maranduvá.

3.°) Iwaguddudogue; iwaguddu é um pássaro.

4.°) Apiburegue, cujo totem é a palmeira acuri.

OS ANTEPASSADOS DE CADA CLÃ

Parece que as estirpes consideram entre seus avoengos também outras plantas e outros animais, além dos supracitados, e dos quais tiram o nome; por exemplo, os avós, como eles dizem, dos baaddageba, são o adugo, "onça", o pobbu, "peixe pacú", os odogue, "socós"

Primogenitores dos kie, são, além do ki, "tapir", o aigo, "puma" pobogo, "cervo", kuddoro, "arara negro-azulada", e bai, "um pássaro".

Dos bokódori exerae, além dos já citados, há o bataro, "um pássaro".

Dos páiwoe são também o akigo, "algodão", o kiddoguru, "planta resinosa, almécega (pistaçea lentiscus)", o , "fumo", o korao e o

Os bororos orientais. Orarimogodogue do Planalto Central de Mato Grosso. - Página 32 - Thumb Visualização
Formato
Texto