Os bororos orientais. Orarimogodogue do Planalto Central de Mato Grosso.

Estrofe 30.ª:

A lama do lambedor que está na boca da anta, na boca preta, na cabeça, na orelha, na mão, nas costas, nos pés.

Estrofe 31.ª:

Eles (os aroe) se fizeram sol, lua, onça pintada, onça parda, jaguatirica, gavião, águia do Brasil, de birimoddo. (NOTA) quer dizer que os caçadores se fizeram valentes como o sol, a lua, a onça, etc.

Estrofe 32.ª:

Anta vermelha, anta de boca vermelha, anta de cabeça vermelha, de orelha vermelha, de mãos vermelhas, de costas vermelhas, de pés vermelhos.

Estrofe 33.ª:

Anta de rabo vermelho, anta de enfeite de kuruguga vermelho, anta de enfeite de bacuguma vermelho, anta de enfeite de pari gogo vermelho, etc.

Estrofe 34.ª:

Vamos para saber onde estão os rastos dos pés anteriores e posteriores em forma de pente; o pescoço ornado com folha seca, as orelhas grandes, a cabeça, com o pelo eriçado.

Estrofe 35.ª:

A anta caiu no meio do caminho estreito; a anta caiu no meio do caminho um pouco mais largo, no seu pé de metal, na sua mão de metal, no meio do seu sangue.

Estrofe 36.ª:

Temos por filhote a mata, o taquaral, a pedra, o capim da mata, a cabeceira, o córrego, o lambedor.

Estrofe 37.ª:

(Vem) Aqui, ó tamanduá, para mim, eu estou da árvore manna aos pés. Aqui, ó tamanduá, eu estou da árvore tara dentro. Aqui, ó tartaruga, para mim estou da palmeira caído aos pés. Aqui, ó tatu, estou dum cupim sobre. Aqui, ó caititu, para nós, nos estamos do bosque de buriti na margem.

Estrofe 38.ª:

Homens, a nossa flecha da forma de okogue (peixe doirado), da forma da flor kuogo (paratudo), etc.

Estrofe 39.ª:

O nosso pai foi com a nossa flecha kuruguga; nosso pai foi com a nossa flecha bakuguma, etc.

Estrofe 40.ª:

A mata é o pátio da anta; o taquaral é o pátio da alta anta; o grande morro é o pátio da grande anta; o lambedor é o pátio da anta comprida; o capim da mata é o pátio da anta fêmea; o córrego é o pátio do tamanduá bandeira; o campo é o pátio da ema; a cabeceira é o pátio do queixada.

Estrofe 41.ª:

Venham para a anta, que estou enfeitada de gavião; venham para a anta, que estou enfeitada de bakuguma, etc.

Os bororos orientais. Orarimogodogue do Planalto Central de Mato Grosso. - Página 378 - Thumb Visualização
Formato
Texto