CAPÍTULO I
OS PAIS DE SINIMBU
O capitão de ordenanças Manoel Vieira Dantas e sua mulher, D. Ana Maria José Lins.- A revolução de 1817, suas causas e repercussão em Alagoas.— A atitude da família Vieira Lins na Confederação do Equador.
João Lins Vieira Cansanção do Sinimbu nasceu no município de São Miguel dos Campos, no engenho histórico Sinimbu, em 20 de novembro de 1810, do consórcio do capitão de ordenanças Manoel Vieira Dantas e D. Ana Maria José Lins.
Seu pai, oriundo de antiga família sertaneja sanfranciscana, foi uma nobre e sugestiva figura, nos primeiros dias da província, e em toda a sua vida um homem verticalmente seguro das suas atitudes e opiniões. Tinha a agudeza mental, a bravura, a probidade, a decisão nos propósitos peculiares a gente dos sertões. Homem de quebrar e não torcer, deixou na história provincial, da sua pessoa e das suas ações, traços firmes e imperecíveis que o fixaram no cenário do passado com projeções de acendrado patriotismo.
D. Ana Lins descendia, em linha paterna, de holandeses, que se haviam fixado em Porto Calvo, onde nasceu. Sua ascendência materna era alagoana e boa linhagem.