Visitantes do Primeiro Império

afastamento natural para com os estrangeiros que procediam assim? Eis o que eu não ousaria decidir; todos estes motivos podiam contribuir a um tempo para fazer nascer esse sentimento antissocial de repulsa que parece existir em todas as sociedades pouco avançadas em civilização. Entre os selvagens um estrangeiro é um ser suspeito, um inimigo; os costumes de maneira alguma o protegem. Consideração para com os estrangeiros denota sempre ou um sentimento de temor que o fraco experimenta em presença do forte, ou já um grau de civilização bastante avançado. Contudo, a sociedade do Rio de Janeiro, mais esclarecida, tornou-se também mais facilmente abordável".

Ainda em 1832, queixava-se Laplace dessas "casas de altos muros, janelas pequenas e portas ainda mais estreitas, das quais não era permitido a um estrangeiro, ao menos publicamente, transpor os umbrais", onde imperavam maridos brutais e ciumentos, "pouco escrupulosos na escolha dos meios de vingança".

O recato era tal, que às cerimônias de bodas só os casados compareciam.

Assim, conta-nos Maria Graham, que assistiu aos esponsais de um fidalgo, oficial de Beresford, com uma das netas da baronesa de Campos: "Nenhuma moça solteira é convidada para o casamento, realizando-se