Visitantes do Primeiro Império

essa nobre prerrogativa do sexo: semelhantes às arvores que o jardineiro avarento força por meios fictícios a produzir os frutos antes da estação fixada pela natureza e que, logo esgotadas, acabam por ficar estéreis".

Os negros forros traficam, enganam, enriquecem, afetando um luxo que procura eclipsar o de seus antigos senhores. As negras forras entregam-se à vida airada. Um costume particular distingue tais criaturas: saem vestidas de negro, envoltas num manto também preto e seguidas de várias escravas, segundo o estado de suas finanças.

São comuns as uniões de mão esquerda, mas as mulheres manteúdas, com raras exceções, não gozam de nenhuma consideração, só sendo admitidas na sociedade da ralé.

"No número dos elementos de que se compõe a população do Rio de Janeiro", diz Freycinet, "nada mais digno de excitar a curiosidadede dessa nação cosmopolita, designada em França sob os nomes impróprios de Egípcios e Boêmios, e conhecida aqui, como em Portugal, por ciganos". Falsos, mentirosos, roubando o quanto podem no comércio, hábeis contrabandistas, aglomeravam-se na rua e travessa dos Ciganos, perto do Campo de Santana.