Visitantes do Primeiro Império

o paredão do terraço, cujo parapeito era guarnecido de flores e o divertimento acabava por alegres comezainas ao relento."

"A chegada em forte pelotão da fidalguia do Reino", diz Oliveira Lima, "prejudicou semelhante feição despretenciosa da existência social do Rio de Janeiro, sem substituí-la por nada de muito melhor. A famosa ucharia, ninho da criadagem real, estabelecida atrás do Paço, derramou pela cidade a fartura das suas intrigas, imoralidades e sizanias, tornando-se a instituição em certo sentido típica da nova ordem de coisas. Deixaram quase de desferir-se nas violas os doces acordes ao ar livre, que dantes embalavam o sono dos jacarés de mestre Valentim."

O Passeio Público é deixado completamente ao abandono, só frequentado pelos estrangeiros, não se vendo mais aí vultos femininos. Dá o povo carioca preferência, para seus passeios ao pôr do sol, ao Largo do Paço ou ao Campo de Santana. Questão em moda, ainda mais volúvel nesta boa terra carioca do que em qualquer outra cidade do mundo? Ou seria o afastamento desse poético recanto devido aos mesmos motivos que trazia a Du Petit Thouars o desencanto no fim de um passeio a S. Domingos?

Diz ele de nossas barcas, já por esse tempo ronceiras