desses instrumentos de cordas tão simples e primitivos, mas que encontraram lugar no Gabinetto Armonica dede Bonnani, dançavam e cantavam os negros escravos: nos jardins das casas nobres dançavam-se fandangos, executados, diz Gaimard, "no meio da noite, em gabinetes de verdura fracamente iluminados; tudo respirava volúpia nesses redutos campestres, das pessoas até as estátuas e quadros de que estavam ornados; dir-se-ia que as sedutoras dançarinas, com seus movimentos cadenciados, todas as atitudes amorosas e mesmo lúbricas, procuravam fazer desabrochar na alma dos espectadores o fogo ardente dos desejos de que seus olhos pareciam abrasados.
Segundo Freycinet "são ordinariamente as danças francesas e inglesas que se executam nos salões. As classes menos cultas preferem quase sempre as danças lascivas nacionais, muito variadas e aproximando-se das dos negros da África. Cinco ou seis são muito características; o landum (sic) é a mais indecente; vêm em seguida o caranguejo e los fados (sic), em número de cinco: estas se dançam a quatro, seis, oito, até 16 pessoas; às vezes são entremeadas de cantos livres; há figuras variadas, todas muito volutuosas. Mas geralmente suas danças são vistas mais no campo que na cidade. As raparigas solteiras raramente tomam parte nelas e