Visitantes do Primeiro Império

espécimen do estilo dos conventos, edifícios públicos e casas nobres.

Uma grande arca está edificada em torno de pátios; a escadaria é de mármore, embutida em estuque colorido, os lados revestidos de azulejos, formando arabescos, às vezes de desenho muito bonito, o que constitui revestimento fresco e limpo, principalmente para um hospital. As principais salas são também decoradas do mesmo modo, e muitos dos frontões de cúpulas das igrejas são cobertos de azulejos semelhantes, produzindo efeito muito agradável, quando vistos entre as árvores e o casario mais baixo.

A capela pertencente ao hospital é confortável mas um pouco extravagante. O teto foi pintado provavelmente por algum monge amador do século XVII.

É interessante como se completam as notas de Maria Graham e de Martius sobre o teatro de São João, iniciado pelo conde da Ponte (1806) e terminado pelo Conde dos Arcos, que o inaugurou a 13 de maio de 1812. Está ele situado na parte mais alta da cidade, de onde se descortina a mais bela vista imaginável. É uma construção muito confortável, tanto para os espectadores como para os atores, embora só nas ocasiões de festas se encham suas três ordens de camarotes de senhoras e cavalheiros luxuosamente vestidos