espaço passiva dando-lhes, por conseguinte, apenas o tamanho estritamente necessário para que, bem ou mal, a luz possa chegar de diante para trás do edifício. Para fazer uma habitação bonita e cômoda, seria necessário empregar o terreno de quatro casas ordinárias do Rio de Janeiro."
"Quase todas as casas são construídas de pedra; as colinas, tão ricas em granito, das vizinhanças da cidade, fornecem abundantes materiais. A argamassa é feita de cal de mariscos, areia do mar e barro, em proporções que variam e dependem das vistas mais ou menos econômicas do proprietário. Este dirige seus operários à vontade, donde as irregularidades sem conta dos edifícios. A escada é de ordinário a parte mais defeituosa da casa, às vezes verdadeiros quebra costas, em falta de bons arquitetos dá diariamente lugar a uma série de acidentes funestos aos operários, aos locatários e mesmo aos transeuntes.
"Os soalhos repousam quase sempre sobre vigas de desmesurada grossura e muito aproximadas, o que os proprietários fazem por ostentação, para mostrar que nada poupam. Os tetos são de madeira e a cobertura das telhas de 2 pés de comprimento, 7 a 8 polegadas de largura e 6 linhas de espessura, presas com argamassas, o que as sobrecarrega de enorme peso.