O Vale do Amazonas

ordinária é apenas de 8°. Ora, na zona temperada, os extremos de temperatura podem apresentar uma diferença de 50°. Mudanças de 30° em uma hora não são raras nos Estados Unidos. A diferença entre o máximo e o mínimo pode ser de 40° no espaço de 24 horas. Cincoenta graus podem ser a diferença entre a mais alta e a mais baixa temperatura de um ano. Já se vê que tamanhas e tão repentinas variações no calor atmosférico devem por força impressionar profundamente os habitantes do país. Não reagem elas somente sobre seu físico, senão também sobre os seus costumes, sobre o seu trabalho, e até mesmo sobre seu sistema social.

"A uniformidade da temperatura do vale amazônico, a pouca intensidade das variações termométricas influem também sobre o caráter de seus habitantes. Todavia o clima, uniforme e húmido, é mui salubre, muito mais do que se poderia supor, incomparávelmente mais do que algumas pessoas o tem descrito.

A salubridade deste clima é em grande parte devida á ação quase constante de um vento que sopra uniformemente de E para O, e que aliás nada mais é do que a grande corrente dos ventos gerais. Esta corrente entra na imensa abertura formada pelo Amazonas e sobe o vale do grande rio. Uma branda viração faz-se ali constantemente sentir e produz uma evaporação, graças a qual a temperatura baixa, eo solo não se esquenta indefinidamente.