Estudos Históricos e Políticos

A complicadíssima situação no rio da Prata, consecutiva à guerra da Tríplice Aliança, alvo de apaixonados debates nas Câmaras brasileiras, a entorpecerem a ação prudente e enérgica do negociador. As imensas dificuldades internacionais decorrentes do conflito com o Paraguay. A liquidação do passivo da luta. As crises sofridas na economia nacional. A abolição gradativa do cativeiro pela libertação do ventre. A controvérsia pelo predomínio, em regime unitário, entre a Igreja e o Estado.

Período notável de nossa História, no qual os maiores talentos, as mais brilhantes individualidades pelejaram na arena. Eclosão intelectual, que daria novo impulso à corrente liberal e fundaria o grêmio republicano, ao qual o futuro reservava a vitória.

Na Assembleia Legislativa, na imprensa, nas conferências políticas, nenhum auxiliar mais inteligente, perspicaz e estrênuo teve o visconde do Rio Branco do que seu filho. Alargavam-se para este os horizontes partidários, alcançando já a visão superior dos fatos, acima dos partidos, quando entrou, definitivamente, para a carreira consular.

É geralmente exato o aforisma de que, se o caráter se forma na multidão, a solidão apura a inteligência.

Experimentou-lhe a verdade o novo cônsul em Liverpool.

No torvelinho das ocupações políticas, não lhe sobraria, no Rio, tempo para adquirir, assimilar, consolidar e infundir vida ao farto manancial de informações, novas ou renovadas, que trouxe à luz do dia, nesses formidáveis repositórios de ciência histórica, geográfica, politica, econômica, em que se baseou a defesa nossa nas discussões de Washington e de Berna; além dos subsídios

Estudos Históricos e Políticos - Página 206 - Thumb Visualização
Formato
Texto