ou morais. Salientava pontos a emendar, quando não os emendava ele próprio.
Se me pudesse ser perdoada uma locução familiar, diria que sua autoridade se fazia sentir até nos "pitos" paternos que passava nos seus mais queridos companheiros, fosse homem ou fosse mulher.
ENGANOSA APARÊNCIA
Mas isto só se dava na intimidade, cara a cara. Fosse alguém atrever-se a censurar ou fazer reservas sobre aqueles que lhe mereciam o afeto: ve-lo-iam erguer-se como um leão, defensor impertérrito do ausente, violento no revide, ofensivo, até, pois não permitia que tocassem nos seus amigos.
Enganados pelo aspecto rebarbativo e hostil, pelo falar inimigo da lisonja, muitos o tinham por intratável e misantropo. Ele próprio desafiava tal impressão, porque se retraía e só no recesso precioso e raro de sua amizade revelava o que era: alma luminosa de carinho e de inteligência, sentimentalismo profundo e infinita doçura.
Somente eram relativamente poucos os que o conheciam bem.
Para a generalidade dos encontradiços ininteressantes, tinha frases de defesa contra a banalização de sua intimidade. Convidado para fundador da Academia Brasileira, respondia: "A única sociedade a que pertenço, isto mesmo sem ter sido consultado, é a sociedade humana, e dela não tenho que me louvar." Atitudes de modéstia incoercível. Armadura de tímido e de sensível, que não barateia seus sentimentos.
Nesta velha casa, no nosso querido Instituto, de que era sócio já antigo, não há quem ignore o afeto e o zelo que lhe merecia.