Estudos Históricos e Políticos

Em outra esfera de ação, pública esta, suas manifestações de amor aos homens e à terra revelavam-se nos gestos de perdulário, em que a mancheia distribuía seu inesgotável patrimônio de estudos, de descobertas e de geniais intuições.

Nunca houve prodigalidade mais fabulosa que a dos tesouros mentais de Capistrano. Esses, nem sequer, reservava aos afeiçoados. Bastava consultar e pedir: como no Evangelho, batia-se à porta e esta se abria. E eram livros próprios emprestados; outros que ia buscar para transmitir ao postulante; trabalhos inéditos entregues sem reserva. Interessava-se pela obra iniciada. Pedia provas para as rever. Guiava pesquisas, e explanava com clareza ideal e ciência superior os assuntos mais diversos. Seu nome nem sempre era citado: exigia mesmo que o ocultassem. Mas quanta coisa sob aparente autoria alheia não passou do desabrochar de sementes por ele lançadas em terra fecunda!

Incomparável suscitador de energias, mudava em ouro de lei quanto seu talento privilegiado tocava. Promoveu indagações. Foi pai espiritual de série imensa de esforços mentais de discípulos inúmeros. Renovou métodos de análise. Transplantou para nosso meio os processos críticos da etnologia alemã. Criou valores. Impediu se desperdiçassem outros.

Repugnavam-lhe as estradas palmilhadas pela mediocridade ambiente. Só lhe apraziam, a ele investigador do desconhecido, as terras novas dos antigos roteiros dos descobridores. Seus livros, suas preocupações, suas searas de achados, tudo traduzia o horror à banalidade, proclamava o trabalho original e próprio.

Estudos Históricos e Políticos - Página 22 - Thumb Visualização
Formato
Texto