outros ignoram que o são, mas seguem as lições do mestre que se impõe.
Não será de admirar que, no futuro, os historiadores o proclamem chefe de uma escola. E não será o menor serviço dessa nobre vida, entre tantas obras-primas que criou, ressuscitou ou comentou.
HISTÓRIA DO IMPÉRIO
Admiravelmente o compreendeu Tobias Monteiro, ao oferecer ao Mestre de nós todos um exemplar de sua notável História do Império. O testemunho diz tudo, nem de mais, nem de menos. Deve ter agradado, pois a homenagem partiu de quem, como poucos, possui saber e consciência crítica e goza de justo renome de estilista e de pensador político.
Do livro com que iniciou seu estudo do Brasil Império só se tem dito bem. Amplamente merece tais louvores.
Para os estudiosos, é contribuição do mais subido teor pela massa que traz de informações novas e criteriosamente apuradas. Dá sensação de solidez e de tranquilidade. Ao contrário de tanto escrevinhador apressado e indiferente à exatidão do que alega, seu autor tudo esmerilha, prova e comprova. Com ele não tem razão de ser a pergunta usual dos críticos de boa-fé: como justifica sua opinião?... Pode-se divergir de suas interpretações, adotar pontos de vista outros, classificar diferentemente os fatores dos fenômenos. Não surge, porém, possibilidade de dúvida sobre a veracidade das afirmativas; a abundância das demonstrações, a sinceridade do que transcreveu ou cita. É Tobias Monteiro um dos trabalhadores intelectuais mais respeitáveis pelo cuidado probo com que expõe suas doutrinas e seus achados.