profundo de tal situação que mais poderosamente influiu na pacificação de Caxias, em 1845, pois todos se confessavam brasileiros ante as ameaças partidas de Buenos Aires e de Rozas, de quem Oribe era mero comandado.
Chegaram as cousas ao rompimento entre Brasil e Argentina, em 1850.
A aliança com os adversários de Oribe, no Uruguai, e de Rozas, na outra banda do Prata, impunha-se como necessidade lógica. Cumpria, além disso, coordenar esforços para a campanha contra o ditador de Buenos Aires, e preparar a luta que desfecharia em Monte Caseros.
Essa, a missão de Honorio Hermeto.
Não foi fácil, nem pôde evitar sérios atritos com o nosso sitiado, d. José Justo de Urquiza. Baptista Pereira, em sua Civilização contra barbárie, narra um dos episódios mais violentos.
Teve êxito, entretanto, a incumbência dada a Paraná, cuja energia não conhecia limite, e, por seus excessos, lhe valera até o apelido de "malcriado mor do Império".
DIPLOMATAS JURISCONSULTOS
A segunda categoria de diplomatas a que nos referimos há pouco é a dos jurisconsultos. Não que desprezem ou abandonem os aspectos políticos dos casos; sim porque as missões peculiares de que vão incumbidos se desenvolvem em grau precípuo em outros meios; nos tribunais arbitrais, por exemplo.
Em 1871, em Genebra, se reunia o Tribunal Arbitral incumbido de solver a grave contenda que surgira entre os Estados Unidos e a Inglaterra, em consequência de