Estudos Históricos e Políticos

* * *

Concordam os homens em que a prostituição é um mal, e aqueles, que mais sabem do que eu, asseguraram que tal opinião é certa. Muitas formas de prostituição há, entretanto, e pode ser que a das mulheres, por pior que seja, ainda figure entre as menos más. Vi homens venderem suas almas, com motivos mais inexplicáveis do que as mulheres vendem seu corpo. Com consequências mais desastrosas, também, para si e para quem os compra.

III

De todas as coisas, o Silêncio é a mais importante. No Silêncio fala a Sabedoria e entendem-na aqueles cujos corações estão abertos. À mercê do cobarde está o valente; nas mãos dos ladrões, o homem de bem; se não guardar silêncio. Se o fizer, porém, estará seguro, porque não será compreendido. E, então, sem que o saibam, lhes poderá fazer o bem, fonte de alegria e de contentamento.

* * *

O homem, que conhece sua própria ignorância, em nada sofre se permitir a outro, que saiba pensar por ele, pois o sabedor conhece que no âmbito da sabedoria não entra nem vantagem a um nem prejuízo a outro, e nesse rumo agirá. Mas aquele que procura ir além da própria sabedoria à sua ignorância alia presunção, complicação que os deuses desamam.

* * *

Naturais os desígnios dos deuses, artificiais os dos homens, e nada de sobrenatural existe senão isto: se um homem pratica ato inútil, ninguém Iho reprova; se for

Estudos Históricos e Políticos - Página 509 - Thumb Visualização
Formato
Texto