ato mau, poucos o combaterão; mas se quiser imitar os deuses e encorajar a seus semilhantes, todas as autoridades o acusarão de corruptor. Assim, mais perigoso é ensinar a verdade do que, com archote aceso, entrar em um paiol de pólvora.
* * *
A quem, de verdade, procura a Via Média, a Via Média se abrirá. Basta um passo para a frente.
* * *
Trair, entre os homens, considera-se pior do que roubar, pois até os ladrões o desprezam. Quem trai sua pátria, julga-se passível de morte. Mas eu vos digo quem trai sua própria Alma não possui o mais fraco liame com a honestidade, e sobre ele nada há de seguro, senão que irá de mal a pior. E o mal crescerá pouco a pouco; quem não guarda fidelidade em coisas pequenas, virá finalmente a perder a honra por completo. Portanto, procura eternamente manter fidelidade não divulgando segredos nem indagando, sem convite, dos segredos alheios. A Grande Ofensa baseia-se na infinidade das pequenas, assim como o Grande Mérito é o total de atos inumeráveis de domínio sobre si mesmo.
IV
Quem quiser reformar o mundo, comece reformando a si próprio. A tarefa, honestamente cumprida, ocupa-lo-á por forma tal, que não lhe sobrará tempo para criticar seu vizinho. Este, entretanto, beneficiará com o exemplo, assim como um homem no escuro se sente alumiado por luz alheia.
* * *