O sábio tem cuidado em não parecer virtuoso em demasia, pois poderiam aqueles que desamam a virtude desenvolver energia crescente em demonstrar que é mais vil do que eles próprios. A verdadeira virtude sofre com a ostentação.
* * *
Este pouco, eu sei: fácil é ofender, fácil agradar; mas difícil ignorar todos os sentimentos exceto a justiça, e mais difícil ainda julgar justamente a quem, ignorando tanto ofensa, como agrado, deixa a apreciação de seus atos à Lei Mais Alta. Portanto, julga somente a ti mesmo, o que é dificuldade bastante, certo de que a Lei Mais Alta te julgará também.
* * *
Cedo ou tarde, possuiremos toda a sabedoria. Forçoso, pois, é começar. E, para isto, talvez seja um início o seguinte: "Homens sofredores ou irados desviam-se de ambos os sentimentos ouvindo uma canção, e mais prontamente do que parece."
* * *
O segredo do encanto do lótus está em ser impossível afirmar em que sua beleza consiste: uns dizem isto, outros aquilo, mas todas assentem em que é belo.
Assim, igualmente, as mulheres. Seu influxo é misterioso; seu poder, oculto.
Pois os homens desprezam o que, certo ou errado, descobriram e explicaram. Mas ao que discernem, apesar de cegos seus olhos à essência íntima, admiram e reverenciam.
* * *