Estudos Históricos e Políticos

ou espera, sabe Deus por quanto tempo, a concessão de um crédito ou uma suplementação.

Ainda se se adotasse o que o bom senso logrou firmar nos orçamentos militares — o regime das massas — poderia atenuar-se o mal!...

Problemas novos surgem, ou indagações peculiares mais profundas se impõem e para isso conviria ter colaborações excepcionais? Tal cousa, ante o senso comum, deveria ser alvo de expediente corrente e a juízo da administração do instituto interessado. Com o sistema que nos felicita, porém, deve mover-se pesado mecanismo, e até negociar internacionalmente.

Cada caso de convite assume aspectos de crise. É, em matéria de educação, o processo dos cataclismos de Cuvier no estudo das faunas geológicas extintas.

As exigências pedagógicas impõem a certos professores longa permanência nos anfiteatros ou nos laboratórios, e passagens rápidas a outros. O lógico seria, à mérito igual, remunerar em proporção aos docentes, e, àqueles que sacrificam seus réditos por amor ao ensino, dar as devidas compensações. Mas o Estado tem outras fontes de inspiração.

O paradoxo igualitário, ideal dos medíocres, não admite tais diferenças de tratamento, e constrange todas as atividades a uma média niveladora, para baixo. Como se uma média, ente de razão talvez inencontrável na vida real, pudesse servir de norma para os casos fora do comum!...

Haverá quem se anime a sustentar que dentro nas regras, que devem ser gerais e amplíssimas, das leis sobre o ensino, o pensamento construtor será menos bem-seguido e posto em prática pelas congregações interessadas vitalmente nos institutos, do que por uma seção ou uma

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