larga porta de entrada pela qual todos os dissidentes se podiam incluir no seio forte e meigo do catolicismo?
Os móveis impulsores não serão os mesmos para todos: a força econômica da colaboração, para muitos, talvez para o maior número; a mesma razão, mais o predomínio moral, para outros. E nisto irmanaram-se todas as seitas. É o que justifica e exige a presença, nos grupos diretores locais, dos responsáveis máximos pela doutrinação e pela prática do ideal evangélico: as paródias.
Desenvolver, propagar, assegurar o êxito da lição de fraternidade humana, filha da doçura divina, transbordante no Sermão da Montanha e encerrada no programa das Caixas; mostrar como, mais essencial ainda do que o só fortalecimento do crédito, é o inextinguível amor ao próximo que as deve inspirar; tal a missão superior de quantos meditam nesses problemas.
Ficar apenas na fase econômica, por mais valiosa que seja esta, é menos de meio caminho andado, falha tanto mais grave quanto é precisamente essa preocupação religiosa o cunho diferencial entre o sistema de Raiffeisen e as belas construções, pura e exclusivamente econômicas, de Shulze-Delitsch, dos bancos escoceses, e outros.
Do grande pioneiro é a frase: ser a base de sua obra Die christliche Nächstenliebe, o amor ao próximo cristão.
Por isto, quis que cada célula fosse um âmbito familiar ampliado, no qual os diretores agissem com conhecimento pessoal dos membros da comunhão, conhecimento relativo ao valor moral do pretendente a auxílio, à sua capacidade de trabalho, ao fundamento e exequibilidade da operação projetada. Caracteristicamente, o modo de agir patriarcal do chefe de família e do conselho de anciãos, a fim de criar o liame solidário entre todos.