Estudos Históricos e Políticos

Calogeras

Desvanece-me sobremaneira a honra de prefaciar um trabalho do grande brasileiro, cujo nome encima estas linhas. Outros o fariam com maior autoridade. Mas ninguém, entre tantos que o conhecem e admiram, sente mais profundamente a gloriosa integração da sua obra com as mais altas finalidades nacionais.

E foi por isto que não recusei, por um sentimento de insuficiência, a honrosa tarefa de que ora me desempenho.

Porque Calogeras é um escritor total e exclusivamente brasileiro. A sua formidável cultura humanística a meia dúzia de idiomas estrangeiros que domina de um modo perfeito, a curiosidade infatigável, que o traz ao par de todos os passos da ciência e do pensamento, tudo isto — e mais um culto ardente do nosso passado e uma certeza de iluminado no vosso futuro —, tudo isto ele o tem posto até hoje ao serviço constante, tenaz e obsorvente do Brasil.

Não sei se outros já fizeram uma observação que bem caracteriza Calogeras, e que é o traço moral com que a história começa a perpetuar-lhe o nome: Calogeras nunca tomou da pena senão para versar um assunto brasileiro. Na sua extensa bibliografia, que vai desde o tratado, como o das Minas do Brasil exaustivo e inestimável compêndio do assunto, até a admirável Formação histórica do Brasil, nas suas inúmeras monografias, conferências e ensaios, em vão procuraria o leitor

Estudos Históricos e Políticos - Página 7 - Thumb Visualização
Formato
Texto