As minas do Brasil e sua legislação

de ouro da já afamada região. Os originais desta obra foram postos à disposição do Serviço de Fomento da Produção Mineral, que a publicou em seu Boletim nº 7.

Como única fonte de informação, que é a publicação referida, só podemos nos limitar a transcrever os trechos de maior interesse.

"A região aurífera do Gurupi estende-se da costa ao alto Gurupi, isto é, entre o Piriá e o Gurupi, no estado do Pará, e entre os rios Turiaçu e Maracaçumé, no estado do Maranhão".

"A área mais importante é a que abrange as terras ocidentais do curso inferior do médio Gurupi. Os placers abandonados do Pirucaua acham-se na margem oriental do curso superior do médio Gurupi".

"Existem também placers na costa, de acesso fácil".

"As vias de comunicação fluviais que poderão servir às zonas auríferas são: o Gurupi, o Piriá e o Maracaçumé".

"As jazidas de Montes Áureos estão no interior das terras, e o porto próximo, no rio Gurupi, está a montante da cachoeira de Tauari-ira, a 200km do mar. Para se alcançar o porto ter-se-á que vencer os 110km de fácil navegação do baixo Gurupi, e 90km de cachoeiras e corredeiras do médio, só transponíveis por embarcações de tonelagem mais elevada em altas águas. Ora, justamente nesse período tem o Maracaçumé volume bastante para comportar embarcações de tonelagem igual à das que poderiam transpor as cachoeiras. Assim a região mineira maranhense terá