cristalizada, abundante, em ganga de quartzo branco.
Acredita o engenheiro Portes que o teor médio, geral, das 15 mil toneladas de minério já cubadas gire em torno de 15g de ouro por tonelada.
Nos arredores do sítio do Ribeirão do Ouro conhecem-se outros vieiros auríferos ainda não prospectados. No lugar designado Bolinete, nome que relembra um antigo engenho usado na mineração do ouro, descobriu o engenheiro Portes cinco outros vieiros auríferos.
Somente depois de determinar uma reserva suficiente para garantir a vida de um grande engenho, cuidará a firma Leão Junior & Cia. de trabalhar em grande escala, pelos métodos mais econômicos.
Município de Campo Largo
A estrada de rodagem de Curitiba para Campo Largo corta, entre Ferraria e Campo Largo, vários vieiros de quartzo, que foram aproveitados na macadamização da mesma.
Em meados de 1932 o engenheiro alemão Eric Rontschky, procurando em Timbutuva diques de pegmatito capazes de fornecer mica moscovita, verificou que alguns seixos de quartzo dos citados vieiros encerravam cristais de pirita. Mandando analisar esse material verificou que a pirita era muito aurífera.
Conseguiu o Sr. Rontschky o apoio do engenheiro David da Silva Carneiro, que muito o auxiliou nas pesquisas e na organização da empresa que tem hoje o nome de Mina Timbutuva S. A.
Os principais acionistas dessa sociedade são os engenheiros Olavo Egydio de Souza Aranha e Alberto Monteiro, da firma Monteiro & Aranha, do Rio de Janeiro.