Louvando-se num rápido exame das jazidas feito pelo professor Ruy de Lima e Silva, diretor da Escola Politécnica do Rio de Janeiro, e nos algarismos fantasiosos do engenheiro Rontschky, e antes de proceder à cubação dos depósitos, tratou a firma, com grande arrojo, de encomendar imediatamente uma instalação modelar para o tratamento metalúrgico de 150t diárias de minério.
Estas instalações foram encomendadas à casa Humboldt, de Magdeburgo, Alemanha.
O método de tratamento é o de pulverização do minério em moinhos de bolas e recuperação total do ouro pela cianetação al slime.
A propriedade Timbutuva engloba uma série de pequenas glebas situadas à margem do Ribeirão Timbutuva, desde o km 21 da estrada de Curitiba a Campo Largo, até a confluência daquele ribeirão no Rio Verde.
Contam os terrenos da companhia com uma área superior a 200 alqueires, na qual se avistam inúmeros aflorarnentos de vieiros de quartzo. Nos antigos sítios Sprea e Cavallin os afloramentos têm de dois a três metros de possança e se alinham em três retas orientadas no rumo geral N 65º E, distantes umas das outras 120 e 150m. Os três vieiros acham-se inclinados para sul.
Além destes vieiros, encontram-se muitos outros nos sítios vizinhos, de propriedade da mesma sociedade.
A rocha regional é um gnaisse complexo, ora muito rico em quartzo, ora injetado de pegmatito com microclina, ora ainda passando a tipos metabasíticos.
Em alguns afloramentos o minério é extremamente rico. Dai a suposição primitiva dos engenheiros