As minas do Brasil e sua legislação

Amostras desse minério, examinadas pelo Dr. Leonardos, continham, ao lado do quartzo e da pirita, alguns cristais de feldspato, o que faz supor achar-se o vieiro nas proximidades da fase pegmatítica. Quer isto dizer que, pelo menos nesse ponto, não se pode contar com reservas de minério na profundidade.

Todavia, dada a grande extensão dos afloramentos, é possível prever uma reserva de minério, na zona superficial, suficientemente grande para amortizar o custo das instalações.

Fundada com um capital de 1.200 contos, já dispendeu entretanto a Companhia Minas de Timbutuva em compra de terras, abertura da mina e construção do engenho, mais de cinco mil contos de réis.

Município de São José dos Pinhais

Nas bacias dos rios Guaratubinha e Prata estão as antigas lavras do Saraiva, exploradas em 1897 pelo Capitão José Muricy.

No lugar denominado Fazendinha, ainda se veem as escavações de uma antiga mineração de ouro entretida em 1897 pelo Sr. Candido Machado, proprietário das terras. Nessas jazidas que eram conhecidas pelo nome de Lavrinhas, o ouro ocorre num vieiro de quartzo contendo pirita e calcopirita.

Foi sempre tido como aurífero o Ribeirão Ouro Fino, que passa pela povoação de Ambrósios e se vai lançar no Rio Negro, na fronteira de Santa Catarina.

Nos arredores de Matulão, no mesmo distrito de Ambrósios, encontram-se vieiros de quartzo aurífero, os quais estavam sendo pesquisados, em começo de 1935, pela firma Walter & Cia., de Curitiba.