As minas do Brasil e sua legislação

em outros trechos do Rio Tibagi, mas as autorizações não foram dadas por serem contrárias aos interesses do estado do Paraná.

No Rio Tibagi trabalham grande número de escafandristas.

Estudaram a região, em 1935, os engenheiros Glycon de Paiva, Viktor Leinz, Victor Oppenheim e Alvaro de Paiva Abreu, do Serviço de Fomento da Produção Mineral, e em 1936 o engenheiro Alberto Betim Paes Leme, diretor do Museu Nacional.

Município de Jaguariaíva

Concedia o Decreto nº 8.825, de 30 de dezembro de 1882, permissão a Ricardo F. Creagh e Tertuliano de Araujo Góes para explorarem ouro e outros minerais nos vales dos rios das Cinzas e Itararé.

Municípios de Rio Branco, Assungui e Serro Azul

Em muitos afluentes da Ribeira de Iguape, através os municiplos de Assungui e Serro Azul, se encontram vestígios de ouro.

Em quase toda a parte montanhosa pisa-se sobre as formações filíticas, calcárias e quartzíticas do Algonquiano inferior. Nas partes baixas, principalmente no curso da Ribeira, a erosão pôs a nu os batólitos graníticos, os quais são intrusivos na série proterozóica, e parecem responsáveis pelos vieiros auríferos e plumbo-argentíferos da região.