Tratado descritivo do Brasil em 1587

com o que a cidade ficou muito bem fortificada para se segurar do gentio: em a qual o governador fundou logo um colégio dos padres da Companhia, e outras igrejas e grandes casas, para viverem os governadores, casas da câmara, cadeia, alfândega, contos, fazendas, armazéns, e outras oficinas convenientes ao serviço de S. Alteza.



CAPÍTULO IV: Em que se contém como El-Rei mandou outra armada em favor de Thomé de Sousa.



Logo no ano seguinte de 1550 se ordenou outra armada, com gente e mantimentos, em socorro desta nova cidade, da qual foi por capitão Simão da Gama de Andrade com o galeão velho muito afamado e outros navios marchantes, em a qual foi o bispo D. Pedro Fernandes Sardinha, pessoa de muita autoridade, grande exemplo e extremado pregador, o qual levou toda a clerezia, ornamentos, sinos, peças de prata e outras alfaias do serviço da igreja, e todo o mais conveniente ao serviço do culto divino; e somou a despesa que se fez no sobredito, e no cabedal que se meteu na artilharia, munições de guerra, soldos, mantimentos, ordenados dos oficiais, passante de 300 mil cruzados.

E logo no ano seguinte mandou S. Alteza em favor desta cidade outra armada, e por capitão dela Antonio de Oliveira com outros moradores casados e alguns forçados, em a qual mandou a Rainha D. Catarina, que está em gloria, algumas donzelas de nobre geração, das que mandou criar e recolher em Lisboa no mosteiro das órfãs, as quais encomendou muito ao governador por