O negro brasileiro 1º v. - Etnologia religiosa

os negros escravos no Brasil teriam provindo dos "Congos", "Cabindas" e "Angolas" da África ocidental, e dos "Macuas" e "Angicos", da Costa oriental.(12) Nota do Autor Nas suas memórias sobre as tribos negras importadas, Affonso Claudio(13) Nota do Autor e Braz do Amaral,(14) Nota do Autor embora avançando em grande esforço de discriminação, não conseguiram esclarecer cabalmente o assunto. A confusão reconhecia vários fatores: inexistência de documentos originais, nomes vulgares que os negros se davam a eles próprios, de acordo com o lugar de origem, às vezes simples cidades ou vilas,(15) Nota do Autor movimentos migratórios secundários dentro do próprio país — na África e no Brasil; absorção sociopsicológica (e isso veremos como foi evidente nas formas religiosas), das tribos mais atrasadas pelas mais adiantadas; formação de uma língua geral ("nagô", na Bahia; "quimbundo", em outros pontos), pelo mesmo fenômeno de absorção. Foi Nina Rodrigues quem lançou a primeira luz sobre a questão, e, na Bahia, identificou a grossa missa da população negra como sendo de procedência "sudanesa": "iorubas", "gêges", "hauçás",