A expedição do acadêmico G. I. Langsdorff ao Brasil, 1821-1828

Comentários do redator(*) Nota do Tradutor
1. Mate (Ilex paraguaiensis) — que assim se chama o chá-paraguai — é uma bebida muito difundida, sendo consumida principalmente no Paraguai e no Brasil. A produção de mate atualmente é um dos ramos principais da economia do Paraguai.

2. A escravidão do Brasil foi oficialmente abolida em 1888; entretanto, a situação dos peões atuais pouco se distingue da situação dos escravos.

3. Ao empreender a propaganda da emigração para o Brasil Langsdorff, é claro, não visava apenas a "trabalhar em prol da jovem população brasileira que tanto o maravilhara".

Sendo um homem extraordinariamente empreendedor e enérgico, Langsdorff compreendeu a vantagem que então representava o aproveitamento daquelas colossais extensões de terra não cultivadas. O desejo do governo, por um lado, de desenvolver, o mais rapidamente possível, a economia do império brasileiro através do incremento das plantações, e a escassez de braços para tal trabalho, por outro, conduziram a uma série de medidas em favor desse desenvolvimento, as quais, como já se viu. Langsdorff não tardou em aproveitar.

As condições em que eram contratados os colonos e a cruel exploração de seu trabalho é pouco provável que deixassem lugar para a satisfação de "poéticos sentimentos de