dos apiacás, até então desconhecidos na literatura em geral.
Além do aludido artigo de K. von den Steinen, na revista Globus, mais de uma vez citado por G. G. Manizer, e de menções feitas no texto a contemporâneos de Langsdorff, que pesquisaram o Brasil no século XIX, lembramos os trabalhos aparecidos nos últimos anos.
Em 1926, no XII Congresso Internacional de Americanistas, reunido em Roma, V. G. Borgoraz apresentou um relatório, que foi publicado nos Trabalhos do Congresso, em língua francesa, sob o título "Le centiéme anniversaire des Expéditions Russes à l'Amérique du Sud". Descrevendo a exposição do Museu de Antropologia e Etnografia, Seção Centro e Sul Americana, da Academia de Ciências da URSS, e as expedições etnográficas russas à América do Sul, uma parte do artigo de Bogoraz é dedicado ao resumo das informações sobre a Expedição de G. I. Langsdorff e às características das coleções e álbuns de desenhos, que se conservam no Museu.
Em 1928, I. D. Strelnikov apresentou ao XXIII Congresso Internacional de Americanistas, um relatório, também publicado posteriormente nos Trabalhos do Congresso, em 1930, em Nova York, sob o título The Expedition of G. I. Langsdorif to Brazil in 1821-1829. O relatório apresenta um resumo da biografia e da viagem de Langsdorff, baseado no manuscrito que ora publicamos de G. G. Manizer, e também no estudo das coleções de materiais do Museu de Antropologia e Etnografia, dos Museus de Zoologia e Botânica da Academia de Ciências da URSS, na literatura existente a respeito e em alguns dados de arquivo conhecidos por aqueles anos.
Um artigo sobre o mesmo tema foi publicado por I. D. Strelnikov, na revista Priroda (Natureza), nº 1, de 1929, págs. 43-54, sob o título: "A Expedição Russa do Acadêmico Langsdorff ao Brasil (1821-1829)".
Uma breve exposição feita por nós sobre o conteúdo do manuscrito de G. G. Manizer, a descrição do álbum de desenhos dos pintores da Expedição de G. I. Langsdorff, e também um resumo da principal literatura existente sobre etnografia das tribos indígenas, visitadas pela Expedição, foram publicados