em 1858, na aldeia de Weilhteim am der Teck, em Württenberg.
Além dos minuciosos dados biográficos, Ten Kate voltou sua atenção também para a análise dos métodos de seu trabalho e para a descrição sumária de numerosos desenhos. Por seu conteúdo, os desenhos podem ser divididos em duas partes: 1. Paisagens, sobretudo do México, e 2. Tipos populares, representação de animais e plantas. Na opinião de Ten Kate, os desenhos mais valiosos, do ponto de vista artístico, são as paisagens, pois nelas revelam-se em menor grau as deficiências de Rugendas como pintor. Uma pequena parte de seus desenhos foi publicada no já citado Malerische Reise e no trabalho Mexico und dic Mexicaner, Landschaftsbilder und Shizen aus den Volksleben (Darmstadt, 1855).
Do ponto de vista etnográfico, Ten Kate considera como os mais valiosos aqueles desenhos inéditos referentes ao Chile e à Argentina. "Tipos, grande parte de cenas, que ele (Rugendas — N. X.) revivesceu diante de nossos olhos, referem-se a um tempo que ficou pra sempre no passado. A civilização, como se sabe, passou, como um furacão devastador, sobre a face dos antigos países araucanos. Lamentavelmente, os etnógrafos chegaram ali demasiadamente tarde. Somos gratos a Rugendas, que, como Poeppig e Orbigny, transmitiu à posteridade imagens dos antigos araucanos" (obra citada, pág. 580).
Uma das deficiências de Rugendas, na opinião de Ten Kate, é a ausência de documentação escrita, pois durante suas viagem Rugendas não tomou quaisquer apontamentos. Precisamente por essa circunstância é que o texto de Malerische Reise é atribuído a Huber, e o de Mexico und die Mexicaner, a Sartorius. Sobre o valor do trabalho de Huber pode-se fazer um julgamento pela observação lacônica de Ten Kate: "Quanto ao texto do Reise, nada perdemos se sobre ele passarmos em silêncio" (obra cit., pág. 579).
Os breves dados fornecidos por Ten Kate sobre Florence, baseados essencialmente no artigo de K. Steinen, nada de novo representam em comparação com os materiais de G. G. Manizer. Enumerando os desenhos publicados por K. Steinen, o autor chama particularmente a atenção para as representações