o zoólogo Delalande ia causar à ciência, com sua partida do Brasil. Seus livros de botânica, seus diários de viagem, são interessantes, úteis e até atuais da primeira à última linha.
A ciência ecológica, criada por Warming algumas decadas após a estada de Saint-Hilaire no Brasil, foi por ele tratada de modo positivo.
Já em 1816 Saint-Hilaire estabeleceu no Brasil o limite da cana-de-açúcar, do café, do algodão e do trigo. E a geobotânica não lhe foi estranha quando considerou os caracteres da caatinga em face dos das matas e dos campos descobertos.
Impressionava-lhe, muito mais que a decantada questão da formiga, cuja frase "saintileriana" corre de boca em boca, (embora haja sérias dúvidas de que tenha sido proferida pelo sábio francês), impressionava-lhe, repito, a questão da derrubada e queima de nossas matas, problema ainda hoje insolúvel e agravado dia a dia. Chega a ser invejável a argúcia com que o autor tratava esses assuntos, naquela época distante, pois tudo quanto aqui estudou e previu ainda é base para trabalhos vários ou se tem realizado com uma precisão pasmosa.
Observando de perto os variados aspectos da vida rural brasileira pôde apontar os erros de nossa política econômica e soube aconselhar, a dirigentes e dirigidos, as providências necessárias ao desenvolvimento agrário do país.
Francês, amou e fez pelo Brasil, objetivamente, o que muitos jacobinos ainda não quiseram ou não souberam fazer. Prova-o a notável frequência com que é ainda hoje citado o seu nome em toda a nossa já vasta literatura sociológica e etnográfica.
Faleceu a 30 de setembro de 1853, deixando esta notável série de publicações :
Aperçu d'un voyage dans l'intérieur du Brasil, la province Cisplatine et les Missions dites du Paraguay, em Mém. du Musèum d'Hist. Natur. Paris. Vol. IX, 1822, págs. 307-380; Voyage dans les provinces de Rio de Janeiro et Minas Geraes, 2 vol., Paris, 1830; Voyage dans le district des Diamants et sur le litoral du Brésil, 2 vol., Paris, 1833; Voyage aux sources du Rio de S. Francisco et dans la province de Goiaz, 2 vol., Paris, 1847-48; Voyage dans le interieur du Brésil, 2 vol., Bruxelas, 1850; Voyage dans les provinces de Saint-Paul et de Sainte