público das dez da manhã às três da tarde, e das seis da tarde às nove da noite, tem sido valioso o serviço que presta à população desta Capital, que, para suas consultas se vai habituando a procurá-la com frequência. Nos sete meses que funcionou, no ano findo, foi a Biblioteca procurada por 3.801 consultantes, que fizeram 4.499 consultas, sendo: em português, 2.962; em francês, 1.328; em inglês, 87; em espanhol, 45; em italiano, 73; em alemão, 2; em latim 2. Total 4.499, versando as consultas sobre literatura, história, jurisprudência, filosofia, moral, ciências e artes. O relatório apresentado pelo bibliotecário, reclama contra a situação precária em que se acha o pessoal empregado no estabelecimento determinada pela exiguidade dos vencimentos que percebem, em confronto com as condições da vida nesta Capital; já no ano passado tratou o Congresso de dar remédio a esse mal, e é de crer-se que na próxima sessão legislativa seja ele remediado.(Do relatório do Secretário do Interior).
1897. A Biblioteca Pública funcionou regularmente. A frequência foi de 4.214 pessoas. Consultas em número de 4.531 obras. Foram feitas durante o ano 1897 valiosas aquisições de obras, por compras e ofertas particulares. Reclama o diretor contra ao omissões dos editores ou impressores de obras não remetendo um exemplar de seus trabalhos, omissão que se estende até às publicações oficiais.(Do relatório do Secretário do Interior).
1893-1894.Gabinete de leitura de Sorocaba. Fundado em 1887 tem prédio próprio avaliado em 30 contos. Possui 5.870 volumes adquiridos por compra e donativos; esses volumes podem ser consultados durante o dia no gabinete ou em casa dos sócios, que conforme preceituarem os estatutos, tem o direito de levá-los para leitura. A biblioteca foi visitada em 1893 por 9.772 pessoas.