Certa vez (conta F. B. Junior) o Secretário do Interior foi visitar em Caieiras as duas escolas que ali havia, uma regida por mim o outra por Dona Avelina Reis. Examinando os alunos, perdeu a noção do tempo: a visita prolongou-se até à hora do recreio, durante o qual costumávamos tomar o nosso lunch em comum. Não havendo no lugar um restaurante, forçoso nos foi convidar o Dr. Cesario Mota a partilhar a frugalíssima merenda. E ele se dignou de aceitar o convite, havendo então, entre nós três, meia hora do agradabilíssima palestra.
Em uma escola, de um arrabalde, quando ele se sentava ao lado do professor, o assoalho abateu sob o peso das duas cadeiras e ambos foram ao chão. A podridão do assoalho era o melhor mestrado da impropriedade do local. O professor desculpou-se com a exiguidade do seu estipêndio e o Secretário aceitou-lhe o justificativa. Confabulando dias depois com o professor Ramon Roca perguntou-lhe de que ordenado precisaria um professor para localizar convenientemente a sua escola o não se ocupar de outro coisa senão do ensino. O interpelado externou a sua opinião e o Dr. Cesario Mota anotou-o em sua carteira. Tempos depois era apresentado ao Congresso Legislativo do Estado uma tabela com os vencimentos do professorado.(Um Retrospecto).
1899 - Em uma das salas do edifício do Correio Paulistano realiza-se uma reunião de importantes cidadãos promovida pelo ilustrado facultativo Dr. Luiz Pereira Barreto com o fim especial de tratar-se da fundação e organização de uma Universidade em São Paulo. Estiveram presentes os Drs. Luiz Pereira Barreto, Pedro Lessa, Brazilio Machado, Brazilio dos Santos, Antonio Carlos, Vieira de Carvalho, Piza e Almeida, Leite de Morais, Antonio Prado, Alvaro Marcondes, Alberto Salles, Dino Bueno, Jesuino Ferreira, Bulcão, Americo de Campos (Diário Popular), Clementino de Castro, Miranda Azevedo, Paulo Egydio, Pacheco Jordão, Elias Fausto, Queiroz Filho, Sylvio Maia, Barão de Jaguará, Macedo Soares, Lopes de Oliveira e Roquette Franco. Da imprensa estiveram: Marinho do Andrade, da Gazeta do Povo, Gabriel Prestes, da Província de São Paulo e Severiano Rezende do Diário Mercantil. O Dr. Pereira Barreto, em breve e concisa alocução, expôz os fins da conferência e apresentou o seguinte programa: Ensino primário: Escolas de primeiro, segundo e terceiro graus, segundo o projeto que será em tempo apresentado. Ensino secundário: Escolas de ciências — constituindo os preparatórios obrigados para a matrícula em qualquer Faculdade do Estado.
PRIMEIRO ANO
Matemáticas (até cálculo diferencial) — 1 professor - 4:500$000
Astronomia, desenho — 1 professor - 3:000$000