a totalidade da província, a mulher que é considerada cousa sem direitos como o homem, é ainda escrava... Sei que a província ainda não tem meios suficientes para poder criar tantas escolas para meninas quantos para meninos; mas há um meio fácil de repartir com elas os benefícios oferecidos a estes e é: não reuni-los sob o mesmo professor, porque seria procurar um mal maior para evitar um menor, mas escolher uma senhora que saiba coser e de reconhecida honestidade, garantida pelo vigário da freguesia, pelo inspetor da instrução local, pelo presidente da câmara municipal, a qual lhes servirá de mestra de costura; em cuja casa as meninas se reunissem todos os dias; e onde o mestre que, segundo os estilos da província, que se justificam pelas longas distâncias aí pelo centro só dá uma vez no dia lição aos discípulos, irá à tarde à casa que lhe deve ficar próxima da mestra, cessando portanto a razão da distância que aqui milita somente em respeito aos meninos, para lecionar as meninas; com isto preencherá ele duas vezes que deve explicar por dia para ter um trabalho igual ao das escolas das cidades e assim merecer um estipêndio igual também. E no caso de se não realizar o nivelamento, dar-se-lhe-ia uma gratificação de 100$000 por um trabalho agradável. A mestra poderia perceber um honorário módico de 100$000 por exemplo, por prestar a casa ao ensino de costura às meninas além do interesse das mesmas costuras, a qual terá ela direito; podendo também receber dos pais reconhecidamente abastados, um preço de convenção; nada recebendo porém, sob pena determinada, de pais pobres; além disto a continuação de bons serviços lhe poderia dar direito a uma pensão vitalícia. E assim com 200$000 multiplicados por 20 ou 30 escolas de meninas isto é, com quatro a 6:000$000 a província daria um passo notável no ensino escolar". O Liceu instalado com sete cadeiras: filosofia, latim e retórica, francês e inglês, matemáticas, geografia e história e cronologia, botânica agrícola, música, está atualmente