A instrução e as províncias - Vol. III

adultos. Tais aulas prosperam em outras províncias. Estão recolhidos na Tesouraria Provincial 2:291$000 produto de donativos particulares para construção de prédios escolares; há ainda oferecimento de materiais, dias de serviço, etc. Nomeei comissões para as diversas freguesias da província e folgo, diz o presidente Francisco Corrêa, dizer que foram bem aceitas. A província não tem uma Biblioteca; outrora alguma coisa houve, a que se deu este nome; hoje existem alguns livros de todo inutilizados e estragados pelas traças. É preciso uma subvenção no orçamento para uma Biblioteca.

1872. Um decreto legislativo concede a sociedade dramática "Melpomene" o empréstimo de 6:000$000 em quatro prestações, sob fiança idônea; a sociedade ficava obrigada a dar anualmente dois benefícios em favor das obras da matriz da capital. Em dispositivo orçamentário se prescrevia que "as aulas de instrução primária de ambos os sexos que não tivessem frequência anual de dez alunos seriam imediatamente suprimidas, e que os professores que lecionassem mais de 70 alunos perceberiam uma gratificação de 200$000.

O presidente em seu relatório à Assembleia Legislativa sugere a liberdade de ensinar o aumento das escolas noturnas para adultos "para aqueles que a idade e necessidade de trabalhos não permitem frequentarem as escolas diurnas". E ainda que as mulheres possam abrir escolas para o ensino das crianças do sexo oposto, e com mais razão de ambos os sexos em comum. Os bons costumes nada perdem nem ganham com semelhante promiscuidade.

1873. Uma reforma: Instrução primária: A direção e inspeção do ensino público cabe ao presidente da província por seus agentes, inspetoria geral, conselho