Um varão da República: Fernando Lobo. A proclamação do regime em Minas e sua consolidação no Rio de Janeiro

III - Uma banca de advogado - 24

Fernando Lobo forma-se em direito. - Seus contemporâneos na Faculdade de São Paulo e de Recife. - Como o viram Almeida Nogueira e Escragnolle Doria. - Advogado em Leopoldina, fixa depois residência em Juiz de Fora. - Seu casamento com Maria Mascarenhas Barroso, dedicada companheira de sua vida. - Como Saint-Hilaire viu Juiz de Fora. - Fernando Lobo patrono ali de réus pobres, membro da mesa da Santa Casa e advogado. - Republicano da propaganda. - Seus correligionários. - A abolição da escravidão, o advento da República, a opinião pública e a imprense. - Depoimentos de Joaquim Nabuco e Campos Salles.

IV - Sonho e realidade - 36

A mudança do regime político. - Federação e presidencialismo. - Incertezas e divergências de orientação. - A autonomia regional e a autoridade central. - A luta entre Ouro Preto e Juiz de Fora. - Cesario Alvim e Fernando Lobo. - As sucessivas mudanças do governo em Minas. - Receio de que a ditadura se perpetuasse. - A Constituição de 24 de fevereiro e as Constituições estaduais. - Época nova? - Woodrow Wilson e a federação norte-americana.

V - Juiz de Fora e Ouro Preta - 43

Ainda o antagonismo político entre o sentimento republicano do Estado e a direção política de Ouro Preto. - A questão da mudança da capital. - A eleição à Constituinte Federal e a organização do escrutínio prévio. - Polêmicas pela imprensa do Rio e de Minas. - Fernando Lobo convoca os presidentes dos clubes republicanos do Estado para uma reunião em Juiz de Fora. - A reunião desse congresso. - Vence a chapa do escrutínio prévio. - Exclusão de João Penido e apelo deste ao eleitorado do Estado. - Diversos fatos, intencionais uns, desprevenidos outros, agravam a situação, preparando a luta política. - Abusos administrativos federais, descrença no regime.

VI - Dissidentes - 55

A chapa à Constituinte Federal. - Viagem de Silva Jardim a Minas. - Aumentam as divergências quanto à chapa à Constituinte estadual. - Reúne-se em Juiz de Fora o congresso dos republicanos dissidentes do Estado de Minas. - Seu manifesto. - Questão de princípios e não de pessoas. - Cesario Alvim e o Congresso de Juiz de Fora. - Antonio Olynto e outros respondem. - O adiamento das eleições não se realiza, apesar de votado pela Constituinte. - Receios de restauração monárquica. - A Minas Livre e o Farol. - Excessos e incertezas.

VII - A Constituinte em ação - 66

As eleições e a abstenção da dissidência. - O Jornal de Minas e Fernando Lobo. - Republicanos históricos e adesistas. - O

Um varão da República: Fernando Lobo. A proclamação do regime em Minas e sua consolidação no Rio de Janeiro - Página 10 - Thumb Visualização
Formato
Texto