Um varão da República: Fernando Lobo. A proclamação do regime em Minas e sua consolidação no Rio de Janeiro

idealismo daqueles. - A independência da Constituinte mineira. - Remodelação do projeto de Constituição. - Parecer em separado de Olynto de Magalhães. - O Senado mineiro, órgão moderador. - Cesario Alvim assume o governo do Estado. - Tópicos de seu manifesto. - A situação do Governo Federal. - Reeleição de Deodoro. - O que disseram Campos Salles, Assis Brasil e o Jornal do Comercio. - A ação de Americo Lobo na Constituinte e no primeiro Congresso Nacional.

VIII - 3-23 de novembro de 1891 - 76

O golpe de Estado e sua repercussão em Minas. - Fernando Lobo e seus companheiros a favor da Constituição. - Cesario Alvim apoia Deodoro e depois Floriano. - Redes dessa atitude. - Lauro Sodre na resistência. - Os rumores da deposição do Presidente de Minas. - Como se desenrolaram os acontecimentos. - Morte de D. Pedro II em Paris. - Comentado melancólico do Farol.

IX - Ministro federal - 84

Fernando Lobo, Ministro do Exterior. - Novo período de sua vida que começa, criando-lhe dificuldades materiais. - A situação política do momento. - Posição de Cesario Alvim.- O golpe de Estado e o protesto da bancada mineira dissidente. - Os signatários do protesto. - Tópicos do mesmo. - A reunião da bancada mineira em 19 de dezembro de 1891. - Palavras de Constantino Luiz Palette. - Manobra de flanco.

X - Desfecho da discórdia política - 93

A situação do Governo de Ouro Preto objeto de polêmica na imprensa do Rio. - Joaquim Lobo e Aristides Maia acusam. Cesario Alvim defende-se. - A polêmica azeda-se, entrando nela quase toda a imprensa mineira. - Gama Cerqueira e o momento. - Parte da deputação federal mineira procura Floriano para evitar que seja perturbada e paz em Minas. - Os intuitos pacíficos da dissidência. - Um esclarecimento de Cesario Alvim no Jornal do Comercio. - Desabafo de um anônimo.

XI - União ou separação - 102

Esporádicas manifestações de separatismo em Minas Gerais. - Projetos apresentados à Assembleia Geral da Província, no Império. - As razões da criação do Estado de Minas do Sul. - Palavras de "Um mineiro de 1842". - Gama Cerqueira interpela Fernando Lobo na Gazeta de Notícias.

XII - Minas do Sul - 109

O Estado de Minas do Sul. - Instauração da Junta Provisória da Campanha. - Disposições tomadas. - Surgem manifestações contrárias. - Fim da agitação. - Alexandre Stockler pede

Um varão da República: Fernando Lobo. A proclamação do regime em Minas e sua consolidação no Rio de Janeiro - Página 11 - Thumb Visualização
Formato
Texto