Um varão da República: Fernando Lobo. A proclamação do regime em Minas e sua consolidação no Rio de Janeiro

anistia. - Renúncia de Cesario Alvim. - Suas razões. - O que a respeito escreveu Alfredo Valadão. - Acusado de coparticipação no movimento sul mineiro, Fernando Lobo encontra defensor espontâneo em Gama Cerqueira, que restabelece a verdade.

SEGUNDA PARTE

NA AURORA DO REGIME

XIII - Floriano - 123

Fugas passagem de Fernando Lobo pelo Ministério do Exterior. - Ministro da Justiça e Negócios Interiores. - Dois anos tormentosos: levante do sargento Silvino em Santa Cruz; aventura de Wandenkolk no "Jupiter"; revolta da esquadra no Rio; revolução federalista no Rio Grande do Sul. - O 10 de abril. - Deportações e prisões. - Divergência de opiniões na imprensa. - A eleição presidencial. - O caráter de Floriano, sua carreira militar e seus atos. - Depoimento de Dionisio Cerqueira. - O que disseram Rio Branco e Pedro Calmon.

XIV - Ronda da anarquia - 136

A opinião pública e os antecedentes da revolta da armada. - Protesto dos alunos da Escola Militar. - A eleição de Wandenkolk para presidente do Club Naval. - A imprensa pró e contra o Marechal. - Como se preparou a revolta. - Custodio de Mello e Saldanha da Gama. - Manifesto de 6 de setembro. - O levante da esquadra. - Floriano, vigilante. preparou-se para a resistência. - Ruy Barbosa, patrono dos oprimidos e dos fracos. - Um retrato político do Brasil.

XV - Mello e Saldanha - 145

A esquadra revoltosa e suas deficiências. - Quem era Custodio de Mello. - Traços da sua carreira militar e política. - A falta de identidade de propósitos entre os dois almirantes foi a causa preponderante do fracasso da revolta. - Saldanha, sua personalidade, sua carreira militar. - Correspondência epistolar com Silveira Martins. - Oferece sua vida em holocausto no altar da pátria. - Sua morte em Campo Osorio.

XVI - As esquadras estrangeiras - 159

A atitude dos navios de guerra estrangeiros surtos no porto do Rio de Janeiro. - A proteção da cidade contra o bombardeio da esquadra. - O corpo diplomático estrangeiro. - Um artigo de Carlos de Carvalho sobre "A defesa da cidade"

Um varão da República: Fernando Lobo. A proclamação do regime em Minas e sua consolidação no Rio de Janeiro - Página 12 - Thumb Visualização
Formato
Texto