Um varão da República: Fernando Lobo. A proclamação do regime em Minas e sua consolidação no Rio de Janeiro

pelo direito internacional lhe vale a pasta do Exterior. - A guerra civil do Chile. - A beligerância da esquadra. - Joaquim Nabuco e a câmara do Aréthuse. - Uma interrogação de Saldanha aos comandantes estrangeiros.

XVII - Gomes Carneiro - 167

O avanço das forças federalistas. - Floriano consciente de sua fraqueza militar, resolve deter esse avanço. - Rápidos traços da vida de Gomes Carneiro. - O cerco da Lapa e a ordem do dia de Piragibe. - A dissolução latente nas forças legais. - A hecatombe do Rio Negro. - O drama do quilômetro 65, as execuções de Sepetiba e ilha do Boqueirão. - A fúria das lutas civis.

XVIII - Ministro da ordem - 175

Fernando Lobo, Ministro da ordem. - Um retrato de Floriano. - Traços do seu caráter. - Sagaz na escolha dos auxiliares, teve a seu lado alguns dos melhores homens da época. - Fernando Lobo, os desvarios jacobinos e a conspiração ostensiva ou clandestina. - Apoio orgânico de São Paulo e de Minas. - Nessa tempestade nem tudo foi despotismo ou servidão.

XIX - Ainda Ruy e a liberdade - 186

O caso do "Jupiter" e a ordem de habeas corpus. - Floriano e o Supremo Tribunal. - A resistência do Legislativo. - J. J. Seabra e a denúncia de 1892, - O regime parlamentar e a superioridade da organização política norte-americana. - Como deve ser estudado o Marechal e o seu tempo. - Saldanha e Prudente de Moraes, - Vaticínio de ditadura. - Desambicioso, Floriano não se lançaria a essa aventura. - As eleições de 1° de março de 1894. - A posse do sucessor.

XX - Construir, apesar de tudo - 195

Fernando Lobo e a parte construtiva de sua pasta. - O Relatório de 1892. - Anulação dos atos da Ditadura, restabelecimentos das garantias suspensas. - Colaboração do Governo com o Congresso Legislativo. - O Relatório de 1893. - O Ministro procura pôr ao amparo da política interesses permanentes do país. - Sua tolerância, sua mediação, entre os excessos e as paixões. - Francisco de Castro e Oswaldo Cruz. - A Faculdade de Direito de Minas Gerais. - Problemas de instrução e higiene. - A febre amarela e a cólera. - Fernando Lobo doente, pede exoneração. - O que disseram e imprensa e os homens públicos do momento.

XXI - Antecedentes de uma renúncia - 206

Fernando Lobo e a política. - Aversão a certos processos de governo ou de oposição. - Como em Minas, foi então

Um varão da República: Fernando Lobo. A proclamação do regime em Minas e sua consolidação no Rio de Janeiro - Página 13 - Thumb Visualização
Formato
Texto