pobre, em relação às suas vantagens naturais. Procurando obviar esses males, ele talvez tenha visado fazer mais do que era possível em tão curto prazo, e nas circunstâncias em que sua ativa disposição podia agir. Concebeu estradas e planejou canais, promoveu colônias, que depois fracassaram, mas deixaram após elas algumas de suas práticas nativas e algumas sementes de progresso que não desapareceram totalmente. A possibilidade de navegação tanto do rio São Mateus como do Jequitinhonha ficou provada. Fizeram-se experiências de todas as qualidades de cultivo, até o chá foi introduzido da China. Formou-se um Jardim Botânico, no qual as especiarias do Oriente foram cultivadas com sucesso; mas talvez o maior benefício público tenha sido a fundação de uma biblioteca pública, estabelecendo-se seus regulamentos dentro dos princípios mais liberais.
Pelos fins de 1811 um decreto régio foi promulgado, concedendo 120 mil cruzados por ano, saídos da alfândega da Bahia, Pernambuco e Maranhão, durante 40 anos, aos portugueses que haviam sofrido com a guerra dos franceses. Esta medida foi encarada já então com ciúmes pelas capitanias do norte. Mas todas continuaram tranquilas no momento e pareciam estar atentas somente ao progresso interno. Novos edifícios, tanto para utilidade como para luxo, surgiram nas cidades. O Maranhão e Pernambuco melhoraram seus portos. A Bahia, além de um belo teatro ali inaugurado em 1812, calçou as suas ruas. No Rio, uma subscrição de 30 mil cruzados foi obtida a fim de embelezar o largo do paço, completar os jardins públicos e drenar o campo de Sant'Ana.
Em 1813, surgiram algumas disputas entre a Corte do Rio e a Inglaterra a propósito do tráfico de escravos. A esquadra inglesa capturara três navios ao largo da costa d'África, ao exercerem certamente a escravização ilegal. Foram apresentadas queixas e a questão ficou em suspenso até depois do Congresso de Viena, quando essa ilustre assembleia, apesar da maior parte de seus mais altos e mais poderosos membros se terem manifestado abertamente contra esta vil prática, admitiu que ela fosse mantida.