poderá pesquisar, alguns traços da passagem das forças inglesas pela colônia. Mas, em geral, o jornal honra os editores e parece ser útil à ilha. Ouço que os artigos sobre a fabricação de vinhos e aguardentes foram muito comentados. Madeira, porque fica no melhor clima do mundo, bela e fértil, e facilmente acessível a estrangeiros, não deveria ser somente uma simples colônia semicivilizada.
23 — Partimos ontem do Funchal, e em breve perdemos de vista a
"Filha do oceano
Do undoso campo flor, gentil Madeira." (Dinis)
A noite, sentei-me por longo tempo no tombadilho, ouvindo as canções marítimas com as quais a tripulação se distrai durante a vigilância da noite. Apesar das alegres canções terem sido bem aplaudidas, as tristes e patéticas pareciam as preferidas, o coro da Morte de Wolfe foi reforçado por muitas vozes. Oh! Quem poderá dizer que a fama não é um bem verdadeiro. É duplamente abençoada — abençoa o que a merece e o que a concede — para parodiar as palavras de Shakespeare. Aqui, no largo oceano, longe da terra do nascimento de Wolfe, e da sua morte cavalheiresca, estava sua história enlevando e enternecendo os corações dos rudes homens e excitando o amor da pátria e da glória com o simples enunciado de seu nome. Merece pois ser chamado benfeitor da pátria aquele que, aumentando a lista das canções patrióticas dos marinheiros, elevou aqueles sentimentos e energias a um grau que coloca a casa da Grã-Bretanha "sobre a montanha da onda e suas fronteiras sobre o abismo".
Os encantos da noite num clima meridional têm sido cantados por poetas viajados (considero poesia os escritos de Madame de Staël) e também por prosadores. Mas só Lorde Byron esboçou, com conhecimento e com amor, o espetáculo do luar numa fragata em plena marcha. A vida de um homem do mar é essencialmente poética: mudanças, novas situações, perigos, quadros que vão da calma quase da morte até as mais loucas combinações