Diário de uma viagem ao Brasil e de uma estada nesse país durante parte dos anos de 1821, 1822 e 1823

do horror — eis a suma de todo o sentimento romântico e a prática de todo o poder do coração e da inteligência. O homem, naturalmente fraco, desafia os elementos, e assiste de novo a este milagre de sua invenção, o navio em que embarca, atirado de um lado para outro, como a mais leve pena do pássaro do mar, enquanto nada pode fazer senão resignar-se à vontade d'Aquele que é o único capaz de dominar as orgulhosas ondas e de cujo coração, inteligência e sentimento, tudo depende.

25 — Não há nada mais belo do que a aproximação de Tenerife(39),Nota do Autor especialmente num dia como este: o pico ora surge através das nuvens flutuantes, ora é envolvido por elas. Enquanto bordejávamos perto da costa, a baía, ou antes o ancoradouro de Oratava, cercado de uma singular mistura de rochas, florestas e vilas dispersas, surgiu de repente do meio das brumas, que pareciam separá-lo do pico, cuja cor azul claro formava um forte contraste com o vermelho brilhante e o amarelo que o outono já espalhara nos planos inferiores.

Ancoramos em 40 braças d'água pela nossa sonda, já que o fundo é muito rochoso, exceto no ponto onde um belo e largo rio, agora seco, rola uma considerável massa d'água para o mar na estação chuvosa, formando um leito de lama preta. Há muitas pedras na baía, com uma a três braças e de nove a dez a prumo. A agitação constante das ondas é muito grande e torna a ancoragem pouco confortável.

26 — Fomos a terra com Mr. Dance, o segundo-tenente e dois dos jovens guardas-marinha, com a intenção de ir a cavalo até a vila de Oratava, que fica no local da antiga capital dos Guanchos. Desembarcamos rio porto de Oratava, a algumas milhas da vila. É defendido por algumas pequenas baterias, em uma das quais fica o dificílimo embarcadouro, guarnecido por uma baixa linha de pedras que vai até longe e dá lugar a uma pesada ressaca. Levei minha própria sela e, montando uma boa mula, começamos todos nossa viagem para o morro. A