belo gafanhoto amarelo e uma andorinha caíram a bordo. Como pensamos estar a 400 milhas da terra mais próxima, o cabo Blanco, não cessamos de admirar a estrutura das asas que os conduziram tão longe.
Nossa escola para os rapazes de bordo está agora bem organizada, com grande honra para o Senhor Hyslop, nosso mestre-escola. A dos guardas-marinha vai muito bem; funciona na cabine de frente, às vistas do comandante. A presença deste é não somente uma ameaça à vadiação e ao barulho, mas um incentivo ao esforço. Ele está muito ansioso por torná-los aptos a serem oficiais e homens do mar capazes e bons cavalheiros, tanto no mar como em terra. Felizmente todos dão grandes esperanças; mas se G. nos desapontar, não acredito mais em talento de mocidade, habilidade, ou em bondade. Nossos dias passam rápidos, porque ocupados. O trabalho regular do navio, a escola, as observações astronômicas, o estudo da história, das línguas modernas, e a atenção em observar tudo o que se passa, enchem completamente o nosso tempo.
Diz Lorde Bacon: "É estranho que nas viagens marítimas em que não há nada que se ver, a não ser céus e mares, os homens costumam escrever diários, mas nas viagens por terra, onde há tanta cousa para ser observada, a maioria os omite, como se a fortuna fosse mais digna de registro que a observação". Contudo, desta vez, o nobre Lorde não viu, ou, talvez, não disse tudo. O céu e o mar precisam ser observados para podermos saber as leis que regulam suas grandes mudanças ou acidentes. A observação das obras do homem, como cidades, instituições, etc., podem ser omitidas porque conhecemos seus autores e podemos recorrer a eles, seus motivos, suas histórias, quanto quisermos. Mas as grandes operações da natureza estão tão acima de nós, que devemos humildemente registrá-las e tentar fazer de sua história uma parte de nossa experiência, de modo a passar em salvamento através de suas vicissitudes. Daí acontece que as mais corriqueiras minúcias dos primeiros navegadores, o nascer e o pôr do sol, as rações diárias de comida e de água, são lidas com mais profundo interesse que a mais