viva viagem por países civilizados e cidades populosas. A passagem de Byron pela Chiloé continua a excitar a mais profunda simpatia, enquanto as agudas opiniões de Moore sobre a sociedade e os costumes da França ou da Itália são hoje raramente ou frouxamente lidas. A incerteza, o mistério da natureza, mantêm uma perpétua curiosidade; suspeito que se soubéssemos o desenvolvimento e a dependência das suas operações como conhecemos as do arquiteto, ou do pedreiro, a história da construção de um teatro ou de uma residência poderia competir em interesse com a de uma viagem.
Os livros que desejamos sejam lidos por nossos rapazes são: história, particularmente da Grécia, Roma, Inglaterra e França; um esbôço da história geral, viagens e descobertas; alguma poesia; e literatura geral em francês e inglês; Delolme, com o capítulo final de Blackstone sobre a história da lei e da constituição da Inglaterra; depois o primeiro volume de Blackstone, os Ensaios de Bacon, e Paley. Temos somente três anos para trabalhar, e como a tarefa da vida deles é aprender a profissão, incluindo matemática, álgebra, astronomia náutica, teoria e prática de navegação, e deveres dos oficiais, com todos os aperfeiçoamentos técnicos a ela ligados, isto é tudo quanto ousamos propor.
5 — Já começamos a planejar o festival dos homens do mar pela passagem da linha. Não sei de onde deriva o costume, mas os árabes o observam com cerimônias não muito diferentes das usadas pelos nossos marinheiros. Hoje uma carta, com um esquema do festival projetado, e com os agradecimentos pela permissão de realizá-lo, já foi mandada ao comando. Vou copiá-la, bem como a resposta. Venho a saber que alguns capitães preferem distribuir dinheiro no próximo porto a permitir este dia de desordem. Talvez tenham razão, e talvez com o tempo o costume fique esquecido; mas será melhor assim? É a única festa do marinheiro. Gosto deste festival; põe o coração à larga para a gente se divertir. A monotonia de ver sempre uma classe que detém a inteligência; outra que entra com os braços, a trabalhar todos