Dobraram-se as guardas e patrulhas nas estradas pelas quais eles e o veterano general Corado [Curado] alcançaram o Rio, porque se temeu que os portugueses, que desde o dia 12 se haviam separado completamente dos brasileiros, pudessem impedir sua chegada. Mas tudo correu tranquilo.
20 [de janeiro] — A Aurora chegou de Pernambuco e Bahia; em ambos os lugares parece que tudo vai sossegado. Mas como a reunião da câmara da Bahia deve se dar no princípio do mês que vem, para o fim de escolher novo governo provisório(*),Nota do Tradutor os ingleses temem alguma perturbação e portanto devemos voltar para ali a fim de proteger nossos amigos em caso de necessidade.
21 — Fui à terra fazer compras com Glennie. Há muitas casas inglesas, tais como seleiros e armazéns, não diferentes do que chamamos na Inglaterra um armazém italiano, de secos e molhados; mas, em geral, os ingleses aqui vendem as suas mercadorias em grosso a retalhistas nativos ou franceses. Os últimos têm muitas lojas de fazendas, armarinho e modistas. Quanto a alfaiates, penso que há mais ingleses do que franceses, mas poucos de uns e outros. Há padarias de ambas as nações, e abundantes tavernas inglesas, cujas insígnias com a bandeira da União, leões vermelhos, marinheiros alegres, e tabuletas inglesas, competem com as de Greewinch ou Depford. Os ourives vivem todos numa rua, chamada, por causa deles, Rua dos Ourives, e suas mercadorias estão