servir em terra, e uma força naval considerável.(101)Nota do Autor
Mas parece que os marinheiros estão a pique de se amotinarem por falta de pagamento. Depois de me contar tanta coisa o oficial passou a interrogar-me por seu turno: — Vinha eu do Chile? Conhecia Lorde Cochrane? Vinha ele para o Rio? Porque todos os olhos se voltavam para ele. Quando ele soube que o Lorde estava realmente a bordo, voou para sua cabine e suplicou-lhe que lhe permitisse beijar-lhe as mãos. Depois arrebatou o chapéu e, dizendo ao capitão que fizesse o que bem entendesse e ancorasse onde quisesse, sem cerimônia, saltou fora para ser o primeiro, se possível, a levar ao Imperador esta agradável notícia. Quase a mesma cena se representou quando o comandante Perez, capitão do porto, veio a bordo, e, dentro de poucos minutos, o capitão Garção, do "Liberal", veio apresentar os seus respeitos, e logo depois o capitão Taylor, da "Niterói", de quem soubemos algo mais a respeito da situação da esquadra de Sua Majestade Imperial. A "Pedro I", outrora "Martim de Freitas", havia sido deixada pelo rei por necessitar de uma reparação geral; isto se fizera e ela tinha saído dos estaleiros ontem; diz-se que navega bem. A "Carolina" é uma bela fragata, mas não utilizada por falta de homens. A "União" é um navio muito belo, mas precisa de cobre, e é comandada pelo capitão Jewett.(*)Nota do Tradutor
A "Niterói" é uma corveta bem lançada e bem reparada, mas pesada; a "Maria da Glória" é uma bela corveta; está sob o comando de um oficial francês, capitão Beaurepair [Beaurepaire].(**)Nota do Tradutor
A grande dificuldade com que a marinha tem aqui a lutar é a falta de homens.(102)Nota do Autor Os