marinheiros portugueses são os piores; poucos brasileiros são sequer marinheiros, e os franceses, ingleses e americanos são raros. O Imperador está entusiasmado com a marinha e muito ativo em inspecionar cada departamento. Aparece frequentemente nos estaleiros de madrugada e a Imperatriz geralmente o acompanha.
Segundo todos os depoimentos, Suas Majestades parecem ser extremamente populares. A mocidade, a graça, a situação singular em que estão colocados, tudo interessa. É raro que um príncipe herdeiro ouse pôr-se à frente da causa da libertação ou independência, e o fato de um filho da Casa de Bragança e uma filha da Casa d'Áustria encaminharem para o caminho da independência este grande império, não pode senão excitar tanto o amor quanto a admiração de seus felizes súditos.
O tempo clareou à tarde e desci à terra para ver se poderia encontrar alguns de meus velhos amigos, ou ouvir alguma novidade, mas todos os ingleses haviam partido para as casas de campo e a ópera, lugar adequado para a palração, está fechada, por estarmos na quaresma. Voltei então para o brigue e encontrei Lorde Cochrane pronto para desembarcar a fim de esperar o Imperador, que havia vindo de São Cristóvão para encontrá-lo no palácio da cidade. O Lorde e o capitão Crosbie, que foi com ele, só voltaram tarde, mas então muito satisfeitos com a recepção.
14 de março — Novo dia de chuva, tão forte que não tive possibilidade de desembarcar o meu doente. O Senhor May veio a bordo e me disse que eu poderia obter a casa de Sir T. Hardy por poucos dias, até poder arranjar uma para mim. Dá também boas notícias do governo, das finanças, etc.
Foram embargados hoje todos os navios, para impedir a chegada à Bahia da notícia da vinda de Lorde Cochrane.