popa e nas alhetas dos navios, para fingir que estavam carregados de provisões para a comitiva real. Contudo, como o exército francês estava se aproximando cada vez mais e o Príncipe continuava a obstinar-se, Sir James Gambier foi enviado a Londres, mas sua viagem foi inexplicavelmente lenta. Lorde Strangford, ao embarcar na "Hibérnia" queria que, mediante simples declaração dele, Sir Sidney bloqueasse Lisboa. Mas o almirante disse que não. "Ao embarcar nessas condições você é um homem como qualquer outro na esquadra sob meu comando, mas se escrever de terra, na qualidade de ministro, atenderei naturalmente a uma requisição escrita."
Lorde Strangford foi, como ele disse, à terra, mas nesse dia não viu nem o Príncipe nem ministro algum, mas procurou Madame de ... e ficou desaparecido até a manhã seguinte, quando proclamou que tinha estado com Madame, ... Casa dos Oeynhausens, onde mais tarde se instalou Junot, depois por ... e agora, penso, que por Beresford.(*)Nota do Tradutor No dia seguinte avistou-se com o ministro e foi informado de que o Príncipe já estava a bordo.
Lorde Strangford chegou a Londres antes de Sir James Gambier. Consequentemente, os despachos que continham sua narrativa de ter deixado Lisboa desesperado de convencer o Príncipe de mudar-se, não foram recebidos. Sua reputação estava salva e foram escritos novos despachos no Hotel Nerots.
Acrescentar em frente à página 83.
A 16 de julho de 1824 embarquei no "Rinaldo", brigue de guerra de 16 canhões, comandado pelo tenente John Moore, da Marinha Real Inglesa, em Falmouth para o Brasil. Eram cerca de 3h da tarde quando levantamos âncora com fresca e boa brisa.(**)Nota do Tradutor