A 14 ocorreu um singular acontecimento no porto: a maré que estava vazante, como de costume, subitamente voltou e subiu 23 polegadas, para depois, com a mesma rapidez, baixar. A 15 estava eu em Truro e aí W. W. Tweedy perguntou se havíamos presenciado alguma coisa de estranho em Falmouth porque em Truro a maré vazante havia voltado subitamente e eles haviam tido cinco pés de água sob a ponte quando deveria estar quase vazia.
23 de julho [de 1824} - A primeira coisa que ouvi esta manhã foi a voz de W. Moore, dizendo: "Lá está Porto Santo". Até que me vestisse já havíamos perdido de vista esta ilha e estávamos entre Madeira e as Desertas. Às 9h e meia perdemos nossa brisa e ficamos muito tempo a afastar-nos da praia com a corrente de terra.
Ao fim da página 83.
Bartolomeu Pelestrello [sic], chefe da primeira colônia de Porto Santo, era pai ou tio (?) da mulher de Cristóvão Colombo, dona Filipa, cunhada de André Correia.
***
Incluir entre as páginas 84 e 85.
24 [de julho de 1824] - Desembarquei em Funchal (o correio foi para terra no barco ontem à noite) e passei um dia muito agradável com a família de N. Wardrope que desceu da montanha para encontrar-me. Ainda que a ilha esteja agora fiel ao partido do rei, as vantagens obtidas com a revolução constitucionalista não foram perdidas. Controem-se casas e limpam-se plantações. Há uma praça do mercado, bela e limpa, mas a capela de São Sebastião não subiu uma só pedra acima do ponto em que estava quando aqui estive há três anos. O atual governador é Dom Manuel de Portugal, antigo governador da província de Minas Gerais. Teve algum trabalho para manter a ilha tranquila já que o povo está sempre pronto a tomar parte em qualquer movimento popular na mãe-pátria. Lamento dizer que a tranquilidade foi obtida a